top of page

CROMOTERAPIA

Pode ser considerado um tratamento que basicamente utiliza as cores para a cura, restauração e equilíbrio, físico, mental, espiritual e emocional.


É a ciência que estuda as cores e as ações energéticas como terapia. Cada cor tem um determinado efeito. Simplificando, vermelho estimula, azul suaviza, amarelo alegra e verde relaxa, porém ainda sobraram laranja, anil e violeta, resultando em sete cores.


E assim como no post sobre a influência das cores nos ambientes que você pode conferir aqui, podem ser exploradas de qualquer forma, para causarem seus devidos efeitos, como em ambientes, roupas, objetos em geral. E assim como dito no post de decoração, que as cores refletem em nossa personalidade, elas também representam nosso estado de espírito. Então se usadas de forma correta, podem trazer inúmeros benefícios para a saúde em todos os seus aspectos.


Excluindo a possibilidade de aplicar as cores ao nosso redor, existem técnicas mais profissionais da utilização desta terapia como Feng Shui, utilização de cristais, astrologia, hidroterapia e Reiki. As cores podem estar ligadas aos chakras, que são considerados campos de energia que tem influência no nosso corpo e nas nossas emoções. Essas técnicas transformam a cor em contato com nosso corpo em vibrações que agem diretamente em nossas emoções, trazendo a consequência caracterizada por cada cor.



Alguns dos benefícios da cromoterapia

  • Diminui o cansaço físico;

  • Proporciona sensação de bem-estar;

  • Melhora a circulação sanguínea;

  • Diminui a enxaqueca;

  • Estimula o sistema nervoso central;

  • Melhora a qualidade do sono;


O significado de algumas das cores usadas na cromoterapia é:

Vermelho: É uma cor poderosa e deve haver precauções no seu uso, pois em excesso pode provocar nervosismo e ansiedade.


O vermelho está associado à paixão e à sexualidade. Ativa a circulação, aumenta a pressão sanguínea e estimula o sistema nervoso. O vermelho está ligado ao chakra básico, que está localizado no baixo ventre e que comanda a coluna vertebral.


Quando utilizada na decoração esta cor aquece e faz os ambientes parecerem menores. Esta cor causa agitação, por isso nunca deve ser usada no quarto de dormir.


└DICA: as pessoas que tem a pressão baixa, que estão sempre desmaiando podem se beneficiar do vermelho para aumentar a pressão sanguínea.

Cuidado!

Pessoas que tem problema de pressão alta, não devem usar uma roupa vermelha, porque aumenta a pressão e deve ser evitada no vestuário de crianças hiperativas porque só tende a aumentar.




Laranja: É uma cor alegre e antidepressiva.


Esta cor é uma mistura do amarelo com o vermelho. Está vinculada à autoestima e aos relacionamentos, rejuvenesce e melhora o metabolismo e o sistema digestivo. Pode elevar a pressão sanguínea.

Corresponde ao chakra umbilical, que comanda as ações relacionadas com o sexo. Influencia o processo de tomar decisões.




Amarelo: É uma cor inspiradora e criativa por isso pode provocar alguma distração e perda do foco. Esta cor influencia o dinamismo e a capacidade de expressão e um facilitador para demonstrarem o poder pessoal.


Área de atuação: olhos, ouvidos, ossos e tecidos internos. Está ligada ao chakra Plexo Solar que rege o estômago e corresponde ao poder pessoal e satisfação.


└DICA: pessoas muito paradas, muito racionais e que trancam as emoções podem utilizar o amarelo, para liberar o fluxo emocional e melhorar o humor.




Verde: É uma cor associada à natureza, tranquilidade, equilíbrio e saúde. Está associado ao coração, ao amor e à cura das doenças, esta cor acalma é símbolo de esperança.

Área de atuação: problemas cardíacos, dores de cabeça, insônias, etc. É uma cor referente ao chakra cardíaco, que comanda o coração e o sistema circulatório.


└DICA: Sua utilização é recomendada para o vestuário de pessoas deprimidas, tristes ou com a imunidade baixa, precisando de cura de doenças físicas, porque a frequência do verde vai até o quarto chakra e alimenta a glândula timo, que produz o linfócito T e aumenta a sua imunidade.




Azul: É uma cor relaxante, que traz paz, serenidade e promove a meditação.


Área de atuação: baixa a pressão arterial, tem função analgésica. Corresponde ao chakra laríngeo, que atua no sistema respiratório e faz a gestão da expressão verbal. O azul claro também tem propriedades analgésicas, por isso quando a pessoa tem uma forte dor de cabeça, por exemplo, se colocar um lenço azul essa vibração pode ajudar a amenizar o sintoma.


└DICA: seu uso nas roupas de pessoas hipertensas ou hiperativas é muito benéfico. Esta cor está associada à tranquilidade, à calma e à paz


A cor azul é recomendada para quartos de dormir, porque o azul claro é a cor mais relaxante que existe.


Vestir azul é muito indicado para as pessoas que não conseguem se comunicar direito, que não conseguem verbalizar as coisas, para quem não consegue falar em público, pode usar o azul na região da garganta, até um brinco de pingente azul ou uma gargantilha com pedras azuis trazendo a vibração do azul para essa região que está desabastecida.


Quando algo em nosso corpo não está funcionando bem, é porque está faltando energia naquele lugar. E as cores colocam energia no chakra abastecendo a glândula e promovendo seu funcionamento na frequencia que ela necessita.




Azul Índigo ou anil: É uma cor que simboliza a intuição e a compreensão.


Área de atuação: purifica o sangue e tem um efeito anestésico e coagulante. É representada pelo chakra frontal, localizado no centro da testa e que controla o sistema nervoso.


É vinculado às aspirações mentais e espirituais, ele conecta a sua mente com a mente de Deus, com a mente universal.


└DICA: Então, o uso do azul índigo é ideal para quem quer ter ideias novas, para organizar os pensamentos e livrar sua mente da negatividade.

Tem uma técnica simples de mentalização com esta cor para limpar os pensamentos ruins e se conectar com a mente de Deus.

De olhos fechados, imagine uma esfera de luz azul índigo entrando pela região das sobrancelhas e circulando dentro da sua cabeça.

Visualize esta esfera de luz azul índigo pouco a pouco dissipando os pensamentos negativos e trazendo equilíbrio a sua mente e espírito para que você produza novas e boas ideias, experimente.




Violeta: É uma cor relacionada com a estabilidade e paz na consciência. Promove a concentração e eleva a autoestima.


Área de atuação: acalma os nervos e os músculos do corpo, e elimina infecções e inflamações. O chakra correspondente é o coronário, localizado no alto da cabeça e que está relacionado com a concentração e espiritualidade.


A luz violeta consegue se comunicar com todos os chakras, com todas as partículas de matéria e transmutar sentimentos de mágoa, raiva, tristezas acumuladas, arrependimentos, dores da alma mesmo.


Por ter essas características, seu uso é especialmente indicado para pessoas que tem câncer ou algum tumor, doença degenerativa ou alguma doença grave.


└DICA: Antes de dormir, imagine que está embaixo de cachoeira de luz violeta, para transmutar aquilo que não foi bom durante o dia, para que você tenha um sono tranquilo e reparador.


E sempre que você estiver pensando em alguma coisa ruim ou se flagrar desejando o mal para alguém, banhe-se nessa cachoeira de luz violeta que, certamente, ela vai ajudar a organizar seus pensamentos e purificá-los, levando você a um estado muito melhor de vibração.



"É preciso que haja luz para que as cores sejam reveladas"

Por isso a cromoterapia só age em benefício, luz é sinônimo de sentimentos bons, a luz ilumina e alegra, e o preto não é cor e sim a ausência de luz, sendo assim, saia da depressão, da escuridão profunda e se ilumine, tenha sua vida repleta de cores, em seus pensamentos, suas roupas, seus ambientes e tudo o que puder iluminar ao seu redor.

Cada cor interfere de modo diferente em nosso estado de ânimo.




Como utilizar:


Existem algumas formas de uso, dentre elas, aplicativos para celular que podem nos ajudar a iniciar a terapia até acostumarmos, um dos aplicativos que recomendo é o Cromo Terapia Zen, nele existem explicações sobre cada cor e suas funções, te dá a oportunidade de escolher uma ou uní-las e trabalhar as cores para benefícios em conjunto, nele existem áudios para facilitar a mentalização e o tempo quem determina é você!


Outra alternativa: se você tiver uma certa facilidade em visualizar mentalmente as cores do espectro, poderá ser feita essa mentalização no respectivo local ou órgão pelo prazo de 30 segundos duas vezes ao dia.

Se caso houver dificuldades procure um profissional, se você estiver disposto seus problemas acabarão e sua saúde mental, física, espiritual e emocional melhorará.




Alguns dos links que me ajudaram a filtrar os pensamentos para este post.

http://www.significados.com.br/cromoterapia/

http://www.luzdaserra.com.br/cromoterapia-significado-das-cores

https://www.eusemfronteiras.com.br/entenda-o-significado-das-cores-na-cromoterapia/


Assuntos variados

A VIDA É UMA ESCOLHA. FAÇA A SUA.

bottom of page