top of page

Cor nos ambientes

As cores podem ter diversas funções quando se trata de ambientes, podem ser exploradas de diversas maneiras e podemos obter resultados distintos, basta saber cada uma de suas finalidades e simbologias.


Vamos começar pelas cores e suas temperaturas:


Vermelho:


Estimulante, traz confiança e nos motiva a tomarmos atitudes e iniciativas.Deve ser usada com moderação e cuidado, pois pode estimular o nervosismo e irritabilidade. Em sua escala de escuro e claro temos:


Vermelho escuro causa impressão de seriedade, autoridade e respeito.


Vermelho forte, saturado, é uma cor provocante e pode causar ainda a impressão de afeto e estima.



Laranja:


Menos quente que o vermelho e mais quente que o amarelo, fazendo dessa cor o meio termo das cores quentes, essa cor pode ter um pouco das funções do amarelo e do vermelho, pode elevar os ânimos e reduzir a depressão.


Pode ser utilizada em escritórios ou locais de estudo e trabalho, pois estimula a mente, mas por outro lado, pode também ser explorada na cozinha ou em restaurantes, para estimular o apetite. (Chega de Biotônico Fontoura, use a cor laranja! Hahaha)



Amarelo:


O amarelo ilumina, e faz muito do que o vermelho e o laranja fazem, proporcionando ânimo, motivação e vivacidade. O amarelo também faz a vez do estimulante de apetite e mental. E assim como o vermelho, deve ser utilizada com cuidado, pois por ter um grau muito alto de luminosidade, pode causar desconforto.


Verde:


É o equilíbrio. Simboliza a esperança, tranquilidade, suavidade. Lembra a natureza. Tem uma grande variedade de tons com sensações agradáveis, permitindo a utilização deste em qualquer ambiente.



Azul:


O azul mais claro, traz sensação mais alegre e tranquila.

O azul, em seu tom escuro, representa profundidade de sentimento e amplitude (ao ambiente).


Violeta:


Estimula nosso lado psíquico e espiritual, podendo proporcionar equilíbrio nas atitudes. Pode ser explorada em ambientes mais tranquilos, de atividades espirituais ou de meditação.



Marrom e ocre:


É uma boa cor para atividades que exijam concentração, como bibliotecas e escritórios. Transmite ainda sensação de sobriedade e conforto.

A cor ocre é mais utilizada em áreas de trabalho pois estimula a performance.















Sensações das cores


Branco: Representa a paz, pureza, limpeza, estabilidade, luminosidade, simplicidade. Podendo fazer composição com outras cores. É uma cor que traz bastante luminosidade ao ambiente e simplicidade.


Preto: é ausência de luz. Pode transmitir a sensação de seriedade.

O preto é uma cor sofisticada, imponente.


Cinza: Fica entre o branco e o preto. Não é um, nem outro. É uma cor passiva, sem vida, não relaxa nem anima.



Sendo assim, as cores tem alto potencial de estimular sensações e sentimentos, podem refletir diretamente na personalidade do dono e se utilizadas de forma incorreta podem influenciar negativamente, cores fortes causam desconforto, cores fracas causam desanimo.



Jogo de cores:















_________________________________________________________________________________________________________


Assuntos variados

A VIDA É UMA ESCOLHA. FAÇA A SUA.

bottom of page